domingo, 22 de abril de 2012

Fases Lunares


As Fases da Lua na Astrologia
Como usufruir a força das Fases da Lua? Como se comportar nas Fases da Lua?
Fase 1 Lua nova (de 0º a 45º)
A fase Lua nova se inicia no momento em que o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. Visto da Terra, o Sol e a Lua estão na mesma direção e por tanto na mesma posição zodiacal (longitude). Quando o alinhamento coincide, tanto em longitude como em declinação, acontece o Eclipse do Sol.
A Lua Nova é a passagem do fim de um ciclo Sol-Lua para o começo de outro. Ele é a transição da morte do velho ciclo ao nascimento de um novo ciclo. Assim o dia e hora de inicio da Lua Nova é muito importante.
A configuração geral dos planetas no momento da Lua Nova é chamada de * mapa da Lunação* e contem importantíssimas informações do astral do ciclo lunar completo.
A Lua Nova é ativa. Incita a percepção de uma nova atitude emocional. Sempre na Lua Nova, algo morre e algo nasce.
A energia desta fase relaciona-se com a visão, interior e exterior do novo a ser gerado. Como não se pode ver todo o panorama, é um momento de vulnerabilidade e dúvida. É necessária uma ação visionária. A função desta fase é distinguir a intenção que nasce e busca acolhimento.
Durante esta fase Nova se formula a intenção de novos propósitos lembrando que o tempo para desenhar estratégias e projetos de realização é de 29 dias.
A lua nova é conhecida no misticismo como a Lua dos Mistérios, da Morte e do renascimento, do oculto, das finalizações e dos inícios.
É do conhecimento popular, que os dias de Lua Nova são muito intensos emocionalmente, as pessoas acostumam ficar mais recolhidas e introspectivas.
Cada Lua Nova é uma oportunidade de rever as coisas.
A Lua e o Sol em conjunção acentuam a atração gravitacional sobre a Terra, formando Marés Altas conhecidas por Marés de Água Viva.
É bom ressaltar que é muito diferente o momento antes da Lua Nova, que representa fim de ciclo, e o momento posterior a Lua Nova que representa início de ciclo.
Fase 2 Semi-crescente (de 45º a 90º)
A fase Semi-Crescente é Receptiva e Deliberativa. Tem a ver com o desenvolver de recursos para proteger e sustentar a visão e metas geradas na fase Nova. Nesta etapa é encarada a decisão de atingir a meta desejada, e focando o propósito se enfrentam desafios e define melhor o que se quer. O processo exige uma força de acolhimento ao que estiver sendo gerado e a força deliberativa de continuar.
A energia desta fase é estimulada pelo instinto, a vontade de continuar e pelos sentidos do paladar, do olfato e do tato.
Durante a fase Semi-crescente abra-se à informação que possa enriquecer e conclua o que seja necessário para concretizar a visão geral. Reveja o plano geral e adequá-lo a realidade.
Pergunte-se: Como posso garantir que o que quero seja gerado? Deixe-se guiar pelos seus instintos. Reveja os seus recursos e tudo do que depende o estado em que o processo se encontra.
Fase 3 Lua crescente (de 90º a 135º)
A fase da Lua - crescente corresponde ao momento, em que a Lua forma um ângulo de 90 graus em relação ao Sol, vista desde a Terra.
Por volta do sétimo dia (Lua Crescente) da LN, ela está nascendo no Oriente, quando o Sol está no meio do Céu. Está no meio do Céu, quando o Sol está declinando no ocidente. Se pondo, quando o Sol está no fundo do Céu (meia-noite). Por tanto aparece na tarde e se põe à noite.
Ao Sol e a Lua estarem em quadratura, diminuem os efeitos conjuntos de gravitação provocando as Mares Baixas ou Marés de Água Morta.
A Lua Crescente é o momento de tensão, propício para o amadurecimento das idéias, dos sentimentos e das atitudes. Hora de colocar os projetos em prática.
Aparece no Céu ao médio do dia e desaparece a media da noite. É a Lua que é vista a tarde, no Hemisfério Sul em forma de “C”.
O Auge Crescente é Ativo e Impetuoso. Tem a ver com o definir a individualidade do gerado.
Nesta fase é que o gerado toma força e se define como novo indivíduo. Fase de virada, de transformação. É nela quando as forças em oposição farão o máximo para impedir. É importante ir além da necessidade de aprovação dos contras e fincar na meta. A função desta fase é a de criar uma base segura e definir a individualidade do gerado.
Fase 4 Corcunda (de 135º a 180º)
A fase Corcunda é Passiva e Receptivia. Nela pode acontecer o alumbramento e a conquista de plenitude. Ela acompanha a plenitude do processo e prepara o gerado para que alcance sua plenitude.
Durante a fase Corcunda filtre e analise toda a informação que tinha obtido em resultado das suas ações anteriores. Pergunte-se: Como posso afinar os meus objetivos e ações para que se realize o propósito com plenitude? Que detalhe deixei passar? Reveja a sua perspectiva original, reforçando as suas intenções. Confie no processo. Esta chegando ao clímax. É o momento de celebrar a plenitude do ciclo. No seu fim: o auge, o ápice.
Fase 5 Lua cheia (de 180º a 225º)
Corresponde ao momento em que a Lua está alinhada com o Sol, em oposição, vista desde a Terra, de cara totalmente iluminada. Quando está alinhada em declinação acontece o Eclipse da Lua pela Terra.
Um dia antes da Lua Cheia, no fim da tarde ou um dia depois ao amanhecer é possível ver os dois luminares no Céu.
Esta é a fase da Lua mais celebrada e ritualizada em todas as culturas desde a Antigüidade até os nossos dias.
A maioria das tribos americanas pratica seu xamanismo feminino mais secreto durante a Lua Cheia. As mulheres saem em grupos, caminhando por lugares sagrados da natureza, cantando e realizando rituais...
No ocidente as comunidades e grupos religiosos aquarianos, se reúnem em torno de uma fogueira, dançam e cantam em celebração a Vida, a Natureza e aos princípios da sua visão de mundo.
Em São Paulo existe um grupo do Santo Daime, chamado de “Lua Cheia” que faz um dos mais conhecidos e belos rituais de celebração da Lua Cheia, já faz 9 anos.
No ocidente é amplamente conhecida a lenda do Homem que vira Lobo, durante a Lua Cheia. A influência da Lua Cheia no psiquismo humano é tão conhecida que em muitos países tem-se em consideração como atenuante nos julgamentos, se as infrações foram cometidas na Lua Cheia. São conhecidos os resultados de pesquisas de delitos, especialmente nos Estados Unidos, e qualquer delegado de polícia pode corroborar com sua experiência, que o número de acidentes, atos de violência, delitos sexuais, e crimes aumentam nos períodos de Lua Cheia.
Os sensitivos, e as pessoas com distúrbios psíquicos ficam mobilizados fortemente pela Lua Cheia.
A excitação que provoca a Lua Cheia é saudada e celebrada pelos boêmios, adoradores do prazer e das celebrações telúricas ou dionisíacas. Muitos a consideram romântica, afrodisíaca, inspiradora. Muitos criadores a consideram a melhor lua para praticarem as suas artes.
Na Lua Cheia, a oposição com o Sol, faz que se juntem as forças gravitacionais provocando como a Lua Nova as chamadas Marés de Água Vivas.
A Lua Cheia aparece com a queda do Sol, e se mantém no Céu até o nascimento do Sol. Por tanto é vista durante toda a noite e a madrugada.
A fase Cheia é Ativa e Integradora. Tem a ver com a tomada de consciência, a cooperação e o compartilhar.
O ciclo chegou ao seu ápice. O gerado alcançou a sua maturidade máxima. É o momento de celebração, de compartilhar, de colocar na roda. E ao mesmo tempo é o inicio da morte do ciclo.
Fase 6 Lua disseminadora (225º a 270º)
A fase disseminadora é passiva, receptiva e demonstrativa. Tem a ver com a comunicação, o partilhar de recursos e estar aberto à transformação. Nesta etapa os sentimentos necessitam de ser partilhados com os outros. Inicia-se o processo de maturidade e de morte. O gerado o tem força de ir por si, ou prepara-se para morrer.
A função desta fase é a de ganhar perspectiva. Durante esta fase Disseminadora partilha-se a visão com o maior número possível de pessoas. As perguntas a fazer são: Como podem as minhas metas contribuir para o bem-estar? O gerado está forte o suficiente para continuar de por si?
Fase 7 Lua decrescente ou minguante (270º a 315º)
A lua Decrescente aparece à meia noite e se põe ao meio dia, com o Sol no meio do Céu. É vista de madrugada e de manhã. É a lua vista nas madrugadas ou durante o dia, em forma de “D”, no hemisfério Sul.
A fase do Último Quarto é Ativa e Responsável. Relaciona-se com reorientação, transição e finalização.
Nesta fase a ação pode ser tanto de correção, o empurrão final necessário para que tudo termine com êxito, ou de morte.
As ações requerem mudança, que tanto pode ser conservadora, como inventiva e existe algum risco quando se muda a estrutura sobre o que foi construído. A função desta fase é de definir o destino do gerado.
Durante esta fase são reconhecidos os frutos e deve aceitar-se as responsabilidades das suas ações. A pergunta é: Daqui para onde vou?
Fase 8 - Lua balsâmica (315º a 360º)
A fase Balsâmica é receptiva e libertadora. Tem a ver com o abandonar do passado e levar os sentimentos e atenção para o futuro. Enquanto que na fase Cheia há uma tomada de consciência do que se é, na Lua Balsâmica tem a ver com o que se foi e o que se será.
A resistência para não concluir pode produzir confusão em relação ao que ameaça terminar e levar a um próximo ciclo. Deve conseguir libertar-se do passado, para começar um novo ciclo com consciência e clareza. A função desta fase é apagar ciclos passados para preparar o novo ciclo.
Pergunte-se: O que é necessário para processar o fim de ciclo? e O que tenho que abandonar e o que tenho que manter para levar para o próximo ciclo? Balanço geral do processo. 


As fases da Lua no mapa natal e o tipo humano correspondente
A fase da Lua em que se nasce vai revelar importantes dados da personalidade, Veja a seguir os significados das oito fases básicas do ciclo Sol-Lua.
Partindo da conjunção Sol-Lua até a oposição, ou seja, da Lua Nova à Lua Cheia temos o período crescente da Lunação. E da Lua Cheia à Lua Nova o período minguante. Pessoas nascidas no primeiro período tem a necessidade de construir suas estruturas internas enquanto que as nascidas na segunda metade, a necessidade de se libertar de estruturas estabelecidas anteriormente.
O tipo Lua Nova
Corresponde ao encontro da Lua com o Sol, ou seja, eles estão juntinhos no mesmo signo ou não. Nascimento na Lua Nova e até 3 dias e meio que se seguem. São pessoas intuitivas e reativas. Projetam seus sentimentos para fora, às vezes, sem ter muita consciência do que os motivou. A relação com a família pode ser tão intensa que será difícil se libertar de sua influência. A necessidade de se desapegar do passado o faz mergulhar de cabeça em novas experiências. São subjetivas e idealistas, querem deixar no mundo sua marca.
O tipo Lua Crescente
Essa posição corresponde a metade do período entre a Lua Nova e a Lua Quarto Crescente. Ou seja, ao período de três dias e meio que antecedem a Lua Quarto-Crescente. São pessoas que lutam para se desapegar do passado ou das situações de dependência. São auto-confiantes e têm uma enorme capacidade de superar obstáculos quando estão determinadas a atingir um objetivo. Conseguem mudar algo tradicional ou antigo em suas vidas.
O tipo Lua Quarto-crescente
Pessoas nascidas no dia da Lua Quarto-Crescente e nos 3 dias e meio seguintes. São pessoas que tem consciência da necessidade de elaborar suas bases estruturais mais intimas para conseguir atingir seus objetivos. Geralmente crescem nas situações de crise pois tem uma enorme capacidade de enfrentar obstáculos e superar desafios.
O tipo Lua Corcunda ou Convexa
Essa posição corresponde a metade do período entre a Lua Quarto Crescente e a Lua Cheia. Pessoas nascidas no período de 3 dias e meio que antecedem a Lua Cheia. São pessoas que tem a mente aguçada e uma enorme capacidade de associar idéias. Querem esclarecer questões tanto pessoais como coletivas. Dedicam-se a grandes causas e procuram fazer com que os outros se envolvam também.
O tipo Lua Cheia
Pessoas nascidas na Lua Cheia e nos 3 dias e meio seguintes. São pessoas objetivas que pensam antes de agir. Conseguem elaborar o que foi vivenciado em experiências passadas e percebem como o seus relacionamentos são afetados por suas ações. O relacionamento, aliás, é tudo para essas pessoas.
O tipo Lua Disseminante ou Divulgador
Essa posição corresponde a metade do período entre a Lua Cheia e a Lua Quarto-Minguante. Pessoas nascidas no período de 3 dias e meio que antecedem a Lua Quarto-Minguante. São pessoas que querem compartilhar com os outros aquilo que elas consideram ser significativo em sua vida. Divulgam suas idéias e partilham suas experiências, para que os outros possam aprender com elas. Visionários, são entusiasmados por suas descobertas e podem tornar-se defensores ferrenhos de seus pontos de vista.
O tipo Lua Quarto-Minguante
Pessoas nascida na Lua Quarto-Minguante e nos 3 dias e meio seguintes. São pessoas que precisam confirmar suas crenças. Defendem seus princípios a qualquer custo. Pode faltar flexibilidade e em alguns casos são incapazes de receber críticas.
O tipo Lua Balsâmica
Essa posição corresponde a metade do período entre a Lua Quarto-Minguante e a Lua Nova. Pessoas nascidas no período de 3 dias e meio que antecedem a Lua Nova. São pessoas que experimentam alguns conceitos novos dentro de estruturas antigas. Plantam as sementes que possibilitam as transformações. São proféticos e totalmente voltados para o futuro. Podem se sentir guiados por um poder superior.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...