segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mercúrio na astrologia



Mercúrio é o Deus mensageiro. Ele leva recados pelo Mundo e fala pelos cotovelos. É o planeta da comunicação.
Na Mitologia é o Deus da comunicação e da eloquência, mensageiro principal de Zeus com os mortais.
Como regente de Gêmeos, este planeta representa o pensamento lógico, curioso e intuitivo. Já em Virgem, ele funciona de maneira mais analítica, pragmática e dedutiva, trabalhando mais com dados e fatos do que com a capacidade da abstração.
Mercúrio é jovem, ágil, rápido, criativo, astuto, comunicativo, articulador, engenhoso e perceptivo, além de inquieto, versátil, adaptável e dono de incomensurável memória. Porém, ele pode ser dado a intrigas, mal-entendidos, fofocas, omissões, superficialidades, mutação, inconstância, mentira, enganação, manipulação, calúnia e muita instabilidade, quer psíquica, quer física, que provocam grande ansiedade e, às vezes, algumas distorções de caráter, dependendo do indivíduo e de seus valores. O signo no qual Mercúrio estiver no mapa astrológico de nascimento descreve a maneira como o indivíduo busca se diferenciar por meio de sua inteligência, seus pensamentos e ideias, sua capacidade de comunicação e habilidade para negociar; demonstra ainda os assuntos e temas de seu maior interesse e como aquela pessoa faz para se mostrar versátil, adaptável e comunicativa. A casa do mapa astrológico natal onde está Mercúrio mostra em que assuntos o indivíduo procurará satisfazer sua necessidade de estar em permanente troca de conhecimento e informações, demonstrando sua inteligência, capacidade de raciocínio, associação, aprendizado, memória e se tornando um agente articulador, distribuidor, difusor, vendedor de ideias, de informações ou de produtos.
Mercúrio é um planeta andrógino e neutro, podendo representar tanto o exercício expressivo do intelecto e da palavra quanto a reflexão e a memória. Em aspectos com outros planetas, expressa uma mente clara e com facilidade de aprender e de se comunicar, com aspectos difíceis pode indicar o mau uso das faculdades intelectuais ou a expressão de suas qualidades mais infantis ou inadequadas à sociabilidade. Muitas vezes ele se confunde com o Sol e se faz passar por ele, o que lhe dá um tom arrogante e pretensioso, tornando-se nervoso por não encontrar o seu devido lugar. No sincretismo das religiões brasileiras, Mercúrio é Exu, o orixá das estradas, dos viajantes, dos caminhos e mensageiro de seus outros companheiros.


.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...