segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Aspectos planetários

- Tenho o sol em quadratura com júpiter no meu mapa natal .
- No trânsito, Saturno esta em trígono com meu Marte natal.

São comentários de quem já fez o mapa natal ou trânsito.
Mas o q significa esses aspectos?
Então vamos esclarecer de maneira simples a palavra “aspecto” para que você possa entender os desafios ou as facilidades da vida.
O aspecto a um planeta mostra a forma em que vai se relacionar a energia dos planetas envolvidos. No mapa natal revelam os aspectos harmônicos e os aspectos tensos que expressam os possíveis desafios que a pessoa pode encontrar na sua vida. Revelam os possíveis padrões de comportamento e o prisma pelo qual se vê a vida expressando como características da personalidade e do comportamento.
Os aspectos são ângulos que se encontram os astros em relação à Terra no mapa astrológico e são formados por 0°, 60°, 90°, 120°, 180° e esses são chamados de aspectos maiores usados pela maioria dos astrólogos.
Aspectos maiores ou principais: Conjunção, Sextil, Quadratura, Trígono e Oposição. Alguns astrólogos incluem o Quincúncio.

Os aspectos também se agrupar em dois grandes grupos:
Aspectos harmônicos e Aspectos desarmônicos ou tensos


Significado dos aspectos maiores.

Conjunção (no mesmo grau -0º)
Palavra chave: fusão
Natal: somam-se os atributos e qualidade dos planetas. Observe a situação astrológica geral da conjunção no mapa como um todo.
Trânsito: Ponto de virada, de mutação. Transição: Fim de ciclo e inicio de ciclo. Morte e nascimento. Conclusão, balanço e novas perspectivas e propósitos. Divisor de águas. Reinícios. Semente.
Sinastria: afinidade, familiaridade.
Os astros em conjunção estão na mesma direção vista da Terra. Assim as energias e funções simbolizadas pelos astros envolvidos na conjunção se misturam, se superpõem e expressam-se juntas canalizando a mesma energia zodiacal e direção.
Fala-se que dois ou mais astros estão em conjunção quando se encontram num mesmo grau de longitude ou dentro de um orbe de 7 a 10 graus (um planeta do outro). Geralmente estão no mesmo signo e casa, mas podem estar em signos ou casas contíguas.
A conjunção é um aspecto muito poderoso na astrologia. 


Sextil (60º)
Harmônico - venusiano. Criança. Adolescência. A semente brotou. Oportunidade. Produtivo. Nova compreensão ou leitura. Dinâmico.
Mapa natal: facilitações, favorecimentos, habilidade, talento, colaboração.
Trânsito: surgimento de possibilidades e facilitações, desdobramentos, planejamento, desdobramentos, movimento, atividade, criatividade, progresso rápido, liberação de energia, mudanças intensas
Sinastria: facilidade de relacionamento, apóio mútuo.
Os planetas envolvidos no sextil estão em signos compatíveis nos seus elementos: água e terra ou fogo e ar. A energia planetária está fluindo de maneira harmônica.
Num mapa relaciona setores da vida que podem desfrutar de fluência, gerando uma sensação de segurança. Este aspecto pode estar ligado a alguma habilidade ou talento. O sextil é um aspecto que facilita a ação conjunta dos astros envolvidos. Sua natureza é de colaboração entre os planetas envolvidos que se revela especialmente quando um dos planetas está envolvidos com alguma quadratura, quincúncio ou oposição
No caso de planetas em trânsito é um momento favorável em relação ao que o planeta em trânsito traz . Em geral são favorecidos novas ações, aparecem pessoas dispostas a ajudar, colaborar, facilitam-se as mudanças e novos empreendimentos. Pode gerar uma nova leitura do elemento do mapa que esteja ativando. O planeta em trânsito dinamiza o planeta que aspecta complementando com a vibração do signo e casa onde se encontra e sua própria natureza.

Quadratura (90º)
Desarmônico. Tenso. Mudança. Ponto de transição ou mutação.
O ângulo de 90º representa no ciclo, uma passagem significativa, um ponto de mutação e virada qualitativa. As energias dos planetas em quadratura são dinamizadas em direções diferentes podendo provocar impacto, tensão.
A quadratura liga dois signos, cujos elementos não combinam entre si: seja Fogo/Terra ou Fogo/Água, seja Ar/Terra ou Ar/Água.
Mapa natal:
Desafio. Tensão interna e auto-sabotagem. Crise. Precisa de estudo.
No mapa natal a quadratura se pode expressar como geradora de um circuito de tensão na personalidade, que se não conscientizado pode gerar perda de energia e auto-sabotagem.
A quadratura pode manifestar-se como uma tensão entre vontades diferentes ou entre uma vontade forte em conflito com valores, costumes, princípios morais. Toda quadratura inconsciente pode gerar processos de auto-sabotagem e sofrimento, enquanto quando reconhecida e dominada pode desenvolver dons, habilidades, talentos.
Trânsito:
Momento de virada, transição. Esforço, afirmação, crise, problemas, foco, conseguir, encarar os fatos, conflito, complicação, estreitamento de objetivos, colocação a postos e aplicação. O período será de mudanças, de tensões que exigiram mais consciência. Pode provocar crises, conflitos, mal-estares, sofrimentos, perdas, tudo dependera de como está a pessoa em relação às funções planetárias ativadas e o momento de vida.
Sinastria :
Diferenças que atraem ou separam irremediavelmente. As pessoas podem ser unidas na busca do que lhe falta, da diferença. Pode criar assuntos ou momentos de muita tensão e desafios.


Trígono (120º) 
Fluidez. Harmonia. Mesmo Elemento.
Mapa natal:
Facilidade. Criatividade. Expansão. Entendimento e compreensão. Fluente. Passivo. Pode gerar desperdício, negligencia, acomodação e mediocridade. Os planetas em trígono estão em signos do mesmo elemento provocando produtividade, expansão, vigor, entusiasmo e vitalidade.
Aqui a alma sente-se tranqüila e segura. Ao mesmo tempo em que os trígonos podem forjar facilitações e fluência, podem sair prejudicadas no seu crescimento, devido ao fácil que ocorre a vida para eles e assim ante o primeiro desafio se afogam num vaso de água.
Trânsito:
Livre curso, crescimento, extensão, tempos mais fáceis ou perda de foco, fruição, a hora certa, cultura, síntese, perpetuação, ascensão, estabilização, continuação.
Um planeta em trânsito quando faz trígono com planetas natais sempre vem acompanhado de preciosas oportunidades que realizam a função do planeta ativado. Atenção para o prometido porque se perdido haverá lamentações.
Quando é formado pelos trânsitos do Sol, da Lua e dos planetas rápidos podem gerar momentos bons para iniciar projetos, para realizar empreendimentos, para reuniões, encontros, viagens e negócios.


Quincúncio ou Inconjunção (150º)
Tensão que chama por Ajuste. Integração. Auto observação.
No quincúncio os planetas estão em signos de elementos incompatíveis, de diferentes modalidades e polaridades, os signos envolvidos não tem nenhuma qualidade em comum. Assim os planetas têm dificuldade em integrar suas funções e podem geram tensão e mal-estar. No entanto conscientizada a situação o aspecto pode gerar uma linha de comportamento flexível, rica e criativa.
No mapa natal os planetas que estão em quincúncio encontram-se em tensão, exigindo um claro conhecimento da direção em que agem para realizar um ajuste e harmonização que integre e concilie suas diferenças.
O quincúncio liga signos incompatíveis que quando integrados podem gerar um circuito de poder, mas quando tensionados e inconscientes geram desgaste de energia e contradições internas.
Trânsito:
Expectativa, incerteza, busca de perspectiva, risco de desunião/desvio, conciliação de contradições, o passo a mais.


Oposição (180º)
Tensão. Tendências opostas. Projeção. Transferência.
Corresponde ao momento do ciclo entre dois planetas em que se alcança a maior distância física entre eles.
A oposição gera desafios que dependem dos planetas, signos, casas envolvidos, e da situação do mapa como um todo.
Pode levar tanto a desgaste e contrariedade como a amplitude e energetização tudo dependerá da forma em que a pessoa esteja vivendo o ciclo todo. O gerado na conjunção (encontro anterior dos planetas) chega a seu máximo de maturidade e plenitude. Assim, em principio a oposição é um momento de coroação, de plenitude, de possibilidade de consciência.
A oposição é um ponto importante de transição, que pode acompanhar momentos especiais de mudanças, iluminações, a pessoa pode estar por compreender algo desde uma perspectiva maior, mais ampla, que pode trazer junto a necessidade de adotar atitudes.
A oposição por outro lado, é também um ângulo tenso, mas diferencia-se da quadratura. A oposição é de natureza polar, ela liga elementos-signos opostos, diferenciados mas complementares nos seus extremos. Ela pode manifestar-se como uma falta, com uma estagnação, como um vazio. Ela também pode ser projetada no outro e os elementos que ela ativa serem vividos através do outro.
Por outro lado quando a oposição é identificada, o individuo pode integrar as polaridades da oposição numa ação mais ampla que contenha os signos e casas polarizadas. Assim conhecendo suas diferenças a pessoa consegue usar as potencialidades segundos as circunstâncias e interesses.


Planeta em transito em oposição a planeta natal
Quando um planeta em trânsito faz um ângulo de 180º a um planeta natal testara com sua energia a segurança e autoconfiança, assim como a capacidade de lidar com o diferente em relação aos assuntos em que se manifesta o planeta natal.
O planeta em oposição mostra novos horizontes, modos e atitudes. Tem que se ser mais criativo para dar conta dos desafios que o planeta em trânsito está provocando no planeta natal. Novos desafios, novas soluções.
A oposição convida a generosidade, a abertura, à flexibilidade diante o diferente. É um momento de mudança e de crescimento. E quando é assim encarada então pode provocar motivação e disposição para agir com mais amplitude.
Passeios pela Natureza -praia, locais belos, amplos e ricos em diversidade são benéficos e produtivos nesta ocasião. Se possível usufrua de massagem, exercícios de centramento e equilíbrio reflitam e meditem nos assuntos levantados pela oposição.
Oposição entre planetas na sinastria.
Ao mesmo tempo em que cria estranhamento diante a diferença; cria atração e vontade de complementação.
É comum, que pessoas com posicionamentos de Sol ou Ascendente opostos se casem ou associem. No plano de atração física a oposição dos planetas Marte e Vênus é também muito forte.
Todo signo leva no seu âmago o signo oposto. Os signos opostos formam eixos de energias que se auto-referenciam e se complementam. São muito comuns, as pessoas se casarem e se associarem quando tem signos solares opostos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...